CEM POR CENTO DE ACORDO
"Só há três maneiras de viver neste mundo:
Ou bêbado, ou apaixonado ou poeta"
Mário Cesariny
Aventura, arte, literatura, coisas da vida, banalidades e curiosidades
SIONISMO (INÍCIO DO GENOCÍDIO)
Maio 14
A Dívida Alheia
Neste dia 1948, nasceu o Estado de Israel.
Poucos meses depois, já tinha expulsados mais de oitocentos mil palestinos e demolido mais de quinhentas aldeias.
Essas aldeias, onde cresciam as oliveiras, as figueiras, as amendoeiras e as árvores de fruto, jazem sepultadas debaixo das auto-estradas, dos centros comerciais e dos parques de diversões. São cadáveres sem nome. O Comité dos Nomes das novas autoridades rebatizou o mapa.
Já pouca Palestina resta. A implacável devoração do mapa invoca títulos de propriedade, generosamente concedidos pela Bíblia e justifica-se com os dois mil anos de perseguição que o povo judeu sofreu. A caça aos judeus foi, sempre, um costume europeu; mas os palestinos pagam essa dívida alheia.
Eduardo Galeano
PRIMEIRO DE MAIO
![]() |
Reproduzido na internet |
Se os direitos de quem trabalha e o justo reconhecimento e valor do seu trabalho fossem aplicados não havia necessidade de lembrar em forma de dia feriado a justeza da sua luta. Trabalhadores, mulheres e homens, tomemos consciência de quão fundamental e decisivo é aquilo que produzimos para o bem de todos e de cada um. Lembrar o significado do dia do trabalhador, ganhemos consciência da nossa força e da justeza da luta diária pelo reconhecimento dos nossos direitos. Não nos deixemos vergar pela supressão desses direitos e mostremos sempre ser dignos da nossa pessoa nos locais de trabalho, todos os dias. Viva a massa trabalhadora, lutemos contra a precariedade e as injustiças no trabalho. Se és mulher terás de ser remunerada na exacta medida de como o homem é. Denuncia o que não está bem e mantém-te alerta para a questão da exploração da mão de obra infantil. Lutemos por uma sociedade justa e solidária. Unidos somos, seremos fortes.
João Andarilho
EU SOU MARATONISTA... ...logo, hoje é o meu dia! João Andarilho