terça-feira, 21 de junho de 2022

 

FICOU CLARO?

" - Paulo Freire: Muito bem, eu sei, vocês não sabem. Mas porque é que eu sei e vocês não sabem?

- Campesino: Você sabe porque é doutor. Nós não.

- Paulo Freire: Exacto. Eu sou doutor. Vocês não. Mas, porque é que eu sou doutor e vocês não?

- Campesino: Porque o senhor foi à escola, leu, estudou e nós não.

- Paulo Freire: E porque fui eu à escola?

- Campesino: Porque seu pai pôde mandá-lo à escola e o nosso não.

- Paulo Freire: E porque é que os vossos pais não puderam mandar-vos à escola?

- Campesino: porque eram campesinos como nós.

- Paulo Freire: e o que é ser campesino?

Campesino: é não ter educação nem propriedades, trabalhar de sol a sol sem ter direitos nem esperança de um dia melhor.

- Paulo Freire: e porque é que ao campesino lhe foi dado tudo isso?

- Campesino: Porque assim o quis Deus.

- Paulo Freire: E quem é Deus?

- Campesino: Deus é o pai de todos nós.

- Paulo Freire: E quem é  pai nesta reunião?

Quase todos levantaram a mão dizendo que o eram. Olhando todo o grupo em silêncio, olhei fixamente um deles e perguntei-lhe:

- Quantos filhos tens?

- Três, respondeu.

- Serias capaz de sacrificar dois deles submetendo-os a sofrimentos, para que o terceiro estudasse e lhe fosse dada uma boa vida? Serias capaz de amar assim?

- Não!

- E se tu, homem de carne e osso, não és capaz de cometer tamanha injustiça, como é possível entender que o faça Deus? Será verdade ser Deus que faz essas coisas?

(silêncio)

- Não é Deus quem faz tudo isso... é o patrão!


Paulo Freire, in "Pedagogia da Esperança" (conversa com estudantes campesinos)




  LUSITÂNIA "Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar." Júlio César Qualquer semelhança no ano de...