ELA
Esclerose Lateral Amiotrófica, é um nome pomposo para uma doença neurodegenerativa que destrói parte do sistema nervoso que comanda o movimento e que leva à imobilização total ou encarceramento total do doente, não podendo inclusivé movimentar os seus olhos para comunicar.
Espantosamente, um grupo de cientistas desenvolveu uma aplicação que permite um interface cérebro-computador capaz de analizar os níveis de oxigénio no sangue, permitindo a comunicação pela descodificação do pensamento destes doentes totalmente paralizados e impedidos de comunicar.
Este sistema ajuda os doentes a usar as ondas cerebrais enquanto pensam para responder "sim" ou "não" às perguntas que lhes são colocadas. Percebeu-se que esta técnica, não invasiva, podia transformar a vida destas pessoas permitindo a comunicação de sentimentos e opiniões aos seus familiares. Espantosamente os doentes comunicavam estarem felizes apesar das circunstâncias da doença.
Como funciona: "a máquina regista o fluxo de sangue...calcula as mudanças durante o "sim" e o "não" e o computador desenvolve uma ideia, um padrão" afirmou Niels Birbaumer um neurocientista suíço. "...depois de algum tempo, sabemos o que o doente está a pensar e quando pensa "sim" ou "não" e dai conseguimos calcular a resposta".
Fantástico como a tecnologia associada à investigação científica nos mais variados campos da medicina, permite hoje em dia resultados tão surpreendentes e com tão grande potencial. De descoberta em descoberta verificamos não haver limite ao sonho de quem tem como objectivo de vida, a descoberta e o altruísmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário