sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019




CHARROCO

O charroco é a designação do linguajar de Setúbal, pelo menos de parte da cidade (zona de Troino, velho bairro de pescadores). Pronunciam os erres de uma maneira carregada e torna-se engraçado ao forasteiro audição tão original. 
Da minha estadia de anos na capital do sado ficou esta recordação dos seus habitantes. De alguma forma cheguei a ficar sintonizado com esta característica fonética, de tal maneira que por vezes já parecia um autêntico charroco.

Não se conhece a origem que teve por base este fenómeno linguístico. Existem especulações, uma das quais atribuída à emigração de e para França desde o século XIX, nomeadamente a presença de operários especializados que labutavam nas fábricas de conserva que aí existiam.


Ao certo ninguém conhece a origem do charroco. O que é certo é que, assim como muitos dialectos que se falam por aí fora (embora este não seja um dialecto), está ferido de morte. Os mais novos não estão para aí fadados e preferem outras modas.

João Andarilho

Sem comentários:

Enviar um comentário

 A CAVERNA   Ler e o hábito da leitura é uma poderosa ferramenta que promove, através do conhecimento, que sejamos melhores seres humanos, b...