segunda-feira, 20 de abril de 2020



HALLEY


O Cometa fez por passar perto do planeta em 19 de Maio de 1910. Jesus, que o mundo estava prestes a acabar segundo as previsões, nesse dia de Maio. Já não iríamos ter oportunidade, cá na lusa pátria de assistir ao fim da monarquia e à inauguração da República. Havia que tomar providências e viver o máximo até às últimas consequências!
Não sei o que por acá sucedeu nesses dias de expectativa terrena, mas em França o ocaso da vida, a espada que nos estava a nós terráqueos e a todas as espécies de vertebrados e invertebrados destinada, fez gerar o pânico e grande apreensão. Sobre este acontecimento dramático, porém, chegou aos nossos dias sob a forma de postal ilustrado vindo de Paris, a caricatura magnífica do terror dos parisienses e a fuga para a Lua e Marte. Pormenor delicioso, num dos postais, um casal abraçado à espera do desenlace fatal. No fundo a serenidade no meio do caos. 




Fonte "Ephemera - Bibloteca e Arquivo de José Pacheco Pereira"

João Andarilho

2 comentários:

  1. O que tu andas a pesquisar, my friend! Delicioso... As agonias e o medo do fim que emanam das crises não têm tempo nem idade... Há que esperar com a serenidade daquele casal mas, enfim, o que me enche as medidas é o pormenor daquele sujeito preocupado em lançar o seu testamento num balãozinho sabe-se lá para que galáxia, como se isso fosse a coisa mais importante deste mundo!!!!? Como se alguém se importasse...

    ResponderEliminar
  2. "Engraçade"... diria o nosso bom Jesus, ora mengão. As caricaturas são incrivelmente hilariantes. Tal como ontem, hoje, perante situações que descobrem a perenidade da vida, a reacção à tragédia eminente resulta num mesmo quadro tragicomédio. Et voilà "Les derniers instants avant la fin du monde"

    ResponderEliminar

  LUSITÂNIA "Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar." Júlio César Qualquer semelhança no ano de...