quinta-feira, 18 de abril de 2019



TAINADAS


É notícia recente que o antigo Braganza Hotel, na Rua Vítor Cordon, onde Eça, Ortigão ou Junqueiro se juntavam em alegres Tainadas, foi completamente remodelado, dando origem a apartamentos de luxo. Designa-se, agora, esse empreendimento de Duques de Bragança Premium Apartments. Chique…

Constata-se, assim, que a abastada rapaziada que para ali vai tainar, nada terá a ver com a erudição literária e estilo de vida apanágio dos nossos excelsos escritores  de antanho. 
Será mais gente cheia de "guito" e com vontade de  triplicar o investimento à custa da apregoada hospitalidade das nossas gentes e da atracção e beleza exercidas pela nossa bela capital.



$$$

À época (finais do séc. XIX), o Braganza Hotel, era um local de repouso de muitos ilustres viajantes, nacionais e estrangeiros, que demandavam à cidade. 
Braganza Hotel (delimitado a azul)
Ficou também para a história como sendo um dos locais onde se reunia, semanalmente, o grupo "Os Vencidos da Vida". Eram eles, Guerra Junqueiro, António Cândido, Conde de Sabugosa, Conde de Arnoso, Carlos Lima Mayer, Carlos Lobo d´Ávila, Conde Ficalho, Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Eça de Queiróz e o Marquês de Soveral, uma belíssima selecção.


Dizia Fialho de Almeida: " Dúzia e meia de ratões que, quando juntos, o que pretendem é jantar; depois de jantar, o que intentam é digerir; e digestão finda, se alguma coisa ao longe miram, tanto pode ser um ideal, como um Water-closet." ao que disparava Eça, numa resposta « à ressoante publicidade  que a imprensa erguia em torno do grupo jantante» : " O que é estranho não é o grupo dos Vencidos - o que é estranho é uma sociedade de tal modo constituída que no seu seio assume as proporções de um escândalo histórico o delírio de onze sujeitos que uma vez por semana se alimentam".

A nossa literatura, felizmente, teve, apesar da monarquia reinante e ao contrário da ditadura da república no século seguinte, liberdade de pensamento. Daí terem aparecido pensadores,  poetas e escritores de grande qualidade literária, que fazem parte do nosso acervo cultural, de que são exemplo os "Vencidos da Vida".

João Bertrand

Sem comentários:

Enviar um comentário

 EU SOU MARATONISTA... ...logo, hoje é o meu dia! João Andarilho