terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 


4H 240M 14400S


4 horas, 240 minutos, 14400 segundos.... eis a esperança média de vida em Bahkmut, para um soldado Ucraniano.

Hugo Dionísio

créditos do autor



domingo, 26 de fevereiro de 2023


O CARTEIRO


Sou do tempo em que o carteiro conhecia de amores secretos pelo cheiro perfumado das cartas que entregava.

Retirado da Internet 

De facto, vivemos um tempo sem perfume e sem cheiro. Tudo corre à velocidade de bits e de bytes, não há tempo para namorar, não há tempo para amar, não há tempo para reinventar tempo.

Ó deuses, roubaram-me o tempo em que eu recebia, dobrado, num canto sim no outro canto não, em papel perfumado, tendo como fundo a voz inconfundível do Sérgio a incendiar com o poema, o coração de jovens à procura do primeiro beijo, do primeiro amor.

João Andarilho 

 BEES


O meu primeiro dia como apicultor foi memorável. Que dia!

Foto do Instagram 


João Andarilho 


sábado, 25 de fevereiro de 2023

 STREET ART

Alexandre Opare Monteiro 




"Composer avec la poésie du lieu.
J’accorde pas mal d’importance à la partie photo.
Pas seulement dans le but d’immortaliser l’œuvre qui va disparaître, au-delà de ça, c’est plutôt de la capturer dans son contexte, de la fixer dans un moment spécial ou alors avec une lumière bien particulière.
Je recherche de plus en plus à planter mes personnages dans des lieux singuliers, des endroits qui racontent quelque chose.
Quand tu travailles au bord de la mer, tu ne travailles pas seulement sur la mer en tant qu’élément, tu travailles avec tout ce qu’elle diffuse et cela fait appel aux sens et pas seulement au sens visuel.
Tu ne te retrouves pas seulement à regarder qu’une peinture sur un mur de bois, mais une peinture sur un mur de bois au milieu de la nature, au bord de l’eau avec le bruit des vagues, les odeurs des pins etc.
Ce serait un peu ça je pense, ma définition de la peinture en dehors de mon atelier, quelque chose qui se vit comme une rencontre physique, quelque chose qui fait appel aux sens…"



João Andarilho 

 BLANK CANVAS (no more)


Abrir o blogue, ser tentado a escrever e nada sair. No entanto, à tua frente, um espaço todo em branco, imaculado, onde podes projectar a tua alma. Que tentação do diabo, diria... Até um santo é tentado e é o diabo à solta.



João Andarilho 

 BLANK CANVAS 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

 

RIR É O MELHOR REMÉDIO



Poderá ser este um dos tripulantes daqueles ovnis que foram "abatidos" pelos gringos esta semana. Foi avistado na pacífica Vila da Lourinhã e aparentava saúde e boa disposição. Aqueles gringos são mesmo uns idiotas chapados para deixarem escapar este ET, deveras simpático.

Leiam então o que diz o traidor Edward Snowden a propósito destas balelas yanques:


São uns trapalhões estes estúpidos americanos e o pior é que nos tramam com as suas trapalhices e embustes. Cada vez mais estão-se desacreditando aos olhos de todos nós.

Muito fofinho este Etêzinho... 

João Andarilho 


 RIR É O MELHOR REMÉDIO


De repente dás-te conta de não conseguires encontrar a Rua dos Homens Casados. De facto o que o meu amigo pretendia, soube depois, era a Rua dos MÁRTIRES. E era o princípio do Alzheimer....

Bordalo II


João Andarilho 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023



RIR É O MELHOR REMÉDIO



O PM Costa terá anunciado ao Planeta Terra em particular e ao Universo em geral, o rápido envio de 2 TANQUES LEOPARD, para combater a Rússia e a importância geoestratégica desse esforço para acabar rapidamente com a guerra entre os EUA e a Rússia, a decorrer no território ucraniano.

É uma decisão sábia, prudente, porque, com esse envio de dois tanques velhos dos anos setenta, que não funcionam porque lhes faltam peças e equipamentos, vamos deixar de ter tanta sucata nos nossos quartéis. Além do mais, antes de chegarem à incineradora que é a máquina militar russa, vão ser devidamente reparados pelos alemães. Suponho que vão levar um carburador novo e um filtro de partículas no depósito de combustível. Ficamos, assim, com dois problemas resolvidos (daí o número de tanques), por um lado livramo-nos de sucata e por outro prestamos vassalagem aos verdadeiros donos desta colónia à beira-mar plantada.

Retirado da Internet 

O reverso da medalha é que nos envolvemos directamente numa guerra que não nos diz respeito o que nos deixa à mercê da boa vontade eslava, caso esta decida poupar-nos a um ataque nuclear táctico directo que atinja as principais capitais da "Europa Civilizada...

João Andarilho

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023


SEM PALAVRAS 


Créditos do autor

João Andarilho 

 NON SENSE

(a economia global pertence a todos) 


Créditos do autor 

Que afirmação tão sem sentido e  tão densa de superficialidade. Desde os idos tempos das primeiras conquistas e morticínios levados a cabo por europeus na senda dos chamados descobrimentos, que a globalização, isto é, o domínio violento de uma civilização sobre as restantes, tem vindo a desenvolver-se inexoravelmente, à boleia de um sistema económico que sufoca quem produz e de leis do trabalho que escravizam e atiram para trás aspirações e direitos consagrados, promovendo o retrocesso de décadas de bem estar social.

No meio de tudo isto é brutal e estupidificante observar este género de tiradas, absurdas e sem significado, que consporcam o meio visual e sonoro ad nauseum.

Vive-se num mundo real de superficialidade, oco e sem valores onde tudo soa a falso, desde a comunicação à ostentação. De permeio, assiste-se a um exponencial aumento da produção de lixos e detritos que enterram com voracidade, a vida do Planeta. 

Créditos do autor 

Como diz o poeta com a razão que lhe sai da alma, a morte saiu à rua num dia assim. E é assim, todos os dias que morremos um pouquinho mais. 


Créditos do autor


João Andarilho 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

 EVIL


Quase que caia em tentação de abrir a boca. Prefiro permanecer em silêncio... 


João Andarilho 

domingo, 12 de fevereiro de 2023

 


PURA REALIDADE

Não é difícil saciar a fome dos pobres, difícil é saciar a ganância dos ricos. 


Autor desconhecido 

sábado, 11 de fevereiro de 2023


NÃO HÁ MACHADO QUE CORTE... 


... a raíz ao pensamento, frase incluída no poema de Carlos de Oliveira e cantada por Manuel Freire. De facto, o acto de pensar gera um pensamento, uma ideia. Esse pensamento, essa ideia podem ser plasmados e ficar registados em vários tipos de suportes físicos ou digitais. E estes suportes são meios pelos quais a mensagem é transmissível e entendível. Daí a importância da preservação destes acervos para usufruto de quem quer que se predisponha a consultá-los. O Livro, nomeadamente, é uma fonte de conhecimento inesgotável e posta à disposição da humanidade. Daí que, em tempos de controlo da informação por parte de governos autoritários e de características fascistóides, é aplicada censura à sua leitura por motivos políticos, quanto a determinados autores que lhes são adversos. É o caso actual do regime que incendeia a Ucrânia, de génese nazista, que, à semelhança do que ocorreu com os apaniguados nazistas de Hitler, decidiu banir toda a literatura russa e de autores russos do seu país, na tentativa de cortar a raíz ao pensamento.

 


" A proibição da mídia russa é uma defesa da liberdade de expressão ". 

Vejam só esta pérola dita por um funcionário da UE, no caso um mentecapto espanhol de nome Borrell. Aquilatem da qualidade dos actuais dirigentes de uma Europa em chamas... 

E a resposta pronta da Senhora Maria Zakharova, porta-voz do governo da Federação Russa:


"Também no Terceiro Reich, tudo começou com proibições, queima de livros e terminou com a queima de pessoas"
lembrando como os livros de cerca de 300 autores foram proibidos no Terceiro Reich, 
entre eles Erich Maria Remarque, Karl Marx, Sigmund Freud, Henri Barbusse, Jack London, Maxim Gorky...


Bons pensamentos e boas leituras e, sobretudo, sejamos felizes espalhando a nossa felicidade. 

João Andarilho 

 EU SOU MARATONISTA... ...logo, hoje é o meu dia! João Andarilho